22.8.12

Bloqueio Continental

   A trajetória do imperador Napoleão Bonaparte foi marcada desde o início pelas guerras, que visavam à expansão do domínio francês.
                
   A Inglaterra, a maior potência industrial da época, temia o poder econômico da França. Com seu desenvolvimento industrial, a França logo seria um concorrente forte no mercado europeu. Além disso, a cada vitória, o exército comandado por Napoleão anexava novas terras na Europa.
   Em 1805, a Marinha francesa tentou invadir a Inglaterra, mas foi vencida pela esquadra inglesa do almirante Nelson, na batalha de Trafalgar. Mas como vencer a Inglaterra, que, sendo uma ilha só podia ser atacada por mar? Como vencer por mar a "Rainha dos mares"?



   O plano de Napoleão foi decretar que nenhum país europeu poderia mais comerciar com a Inglaterra ou receber navios ingleses em seus portos. Com esse decreto, conhecido como Bloqueio Continental, Napoleão pretendia enfraquecer a economia da Inglaterra e, em seguida, conquistá-la. Inicialmente o plano parecia ter dado certo, mas logo se soube que os produtos ingleses continuavam entrando na Europa por diversos pontos, inclusive por Portugal.
   Diante disso, Napoleão ordenou a seus soldados que invadissem Portugal. Os ingleses pressionaram o governo português a fugir para o Brasil, sua principal colônia. Foi o que o príncipe D. João e sua corte fizeram, chegando à Bahia em 1808 e instalando-se no Rio de Janeiro naquele mesmo ano. Enquanto isso, em Portugal, o povo luso resistia à ocupação francesa ajudado pela Inglaterra.
   Apesar da resistência dos povos dominados, seguiram-se várias conquistas do Exército francês. Por volta de 1812, o Império napoleônico atingiu sua máxima extensão.
       
Fonte: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História : sociedade e cidadania, 8°ano. São Paulo: FTD, 2009.

Nenhum comentário: