Inauguração da primeira ferrovia brasileira: a Estrada de Ferro de Petrópolis |
- A riqueza conseguida com o café trouxe notável progresso e colaborou para a estabilidade e modernidade do Império brasileiro;
- Contribuíram também: a) a Tarifa de Alves Branco (1844) que aumentou os impostos sobre cerca de 3 mil produtos estrangeiros; b) a Lei Eusébio de Queirós (1850), que proibia a entrada de africanos escravizados no Brasil;
- A capital que comprava os escravizados, agora somado ao dinheiro obtido com o café brasileiro, passou a ser investido na construção de ferrovias;
- Em 1854, inaugurou-se a primeira ferrovia do Brasil. Ela ligava a Baía de Guanabara à Petrópolis. Em 1858, outra ferrovia foi inaugurada a Estrada de Ferro D. Pedro II, que transportava o café do Vale do Paraíba até o Porto do Rio de Janeiro;
- Em Pernambuco, em 1855, iniciou a construção da Estrada de Ferro Recife-São Francisco, usada para transportar gêneros agrícolas sobretudo o açúcar, até o porto de Recife;
- A Santos-Jundiaí foi construída com capitais ingleses, e transportava o café até o porto de Santos;
- Com as ferrovias, o transporte tornou-se mais barato e mais rápido, e o lucro dos barões do café aumentou;
- Além das ferrovias, foram criadas no Império dezenas de indústrias, uma companhia de iluminação a gás, várias companhia de seguro e de navegação a vapor, bancos, etc.;
Usina da Companhia de Iluminação à Gás no Rio de Janeiro (1854) Fonte: aqui |
adoorei me ajudoou bastante
ResponderExcluirbjuuuh
Bjuss e obrigado por visitar!!
ResponderExcluirMuito bom. :D
ResponderExcluirme ajudou a fazer todo o meu trabalho!muito obrigado!parabéns. :)
ResponderExcluirmuito bommm adorei obg
ResponderExcluirmuito bommm adorei obg
ResponderExcluirMe ajudou demaaaaais, consegui tirar uma boa nota no trabalho, obrigada ❤️
ResponderExcluirMe ajudou demais também
ResponderExcluirVocê pegou do livro essa resposta né danadinha(o) kkkkkkkk!
ResponderExcluirKakkakakaka
ResponderExcluirGostei 👏
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