16.11.12

A Consolidação da República

   Depois de liderar a proclamação da República, os militares assumiram o poder e presidiram os dois primeiros governos republicanos. Daí essa primeira fase do novo regime ser conhecida como República da Espada (1889 - 1894).
   Em 15 de novembro de 1889, formou-se um Governo Provisório presidido pelo marechal Deodoro da Fonseca, que é lembrado pela reforma financeira e pela aprovação da primeira Constituição da República.

   A reforma e a crise financeira

   Com o objetivo de expandir o crédito e incentivar a industrialização do país, Rui Barbosa, o ministro da Fazenda do Governo Provisório, autorizou quatro bancos a emitir dinheiro para conceder empréstimos àqueles que desejassem abrir uma empresa.
   No entanto, essa reforma financeira não teve o sucesso esperado; muitos usavam o dinheiro emprestado pelo governo para fundar empresas fantasmas ( que só existiam no papel). Em seguida mandavam imprimir ações dessas falsas empresas e vendiam-nas na Bolsa de Valores. Passando de mão em mão, as ações subiam de preço e enriqueciam os especuladores.
   No entanto, quando os acionistas percebiam que tinham investido em empresas fantasmas, corriam para vender suas ações e descobriam que tinham nas mãos apenas um "maço de papel" sem nenhum valor. Resultado: os preços das ações despencaram, os pequenos investidores perderam seu dinheiro para os especuladores e muitas firmas antigas faliram. O aumento do dinheiro em circulação sem crescimento proporcional da produção de mercadorias provocou também alta generalizada dos preços (inflação).

Rui Barbosa
Fonte aqui
                                           

5 comentários:

  1. Anônimo26.11.13

    vlw me ajudou muito

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19.5.17

    Gostei,muito bom,mas poderia ter ido um pouco mais além e explicar os dois primeiros mandatos após a proclamação da República melhor!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5.4.18

    vontade de dar o cu dps de ler isso

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito agora só falta decorar kkkk

    ResponderExcluir