14.11.12

O Bill Aberdeen

   Oii, hoje vou falar sobre a Lei Bill Aberdeen, que foi muito importante para o Brasil.
   Apesar do policiamento inglês, o tráfico continuava intenso, o que resultou na aprovação, pelo governo da Inglaterra, em 1845, do Bill Aberdeen, lei que autorizava os navios ingleses a prender ou afundar os navios negreiros. Essa lei considerava criminosos o dono do navio, o capitão, o piloto e seus auxiliares. Os traficantes eram julgados na Inglaterra.
   Com o aumento da entrada de escravizados no Brasil, os ingleses intensificaram a pressão. Chegaram a invadir águas brasileiras para prender navios negreiros. Pressionado, o governo de D. Pedro II aprovou, em 1850, a Lei Eusébio de Queirós, que proibia definitivamente a entrada de escravizados no Brasil.
   Naquele mesmo ano, o governo de D. Pedro II aprovou a Lei de Terras; essa lei estabelecia que um indivíduo só poderia se tornar dono de terra por meio da compra; a doação ou posse ficavam proibidas. Além disso, todo proprietário de terra tinha de pagar um imposto territorial por ela. Com isso, ex-escravizados, imigrantes e os pobres em geral ficavam excluídos do acesso à terra, cujo preço era elevado demais para eles. Para sobreviver, tinham forçosamente de trabalhar para os grandes proprietários ou comerciantes.
A Lei Bill Aberdeen, apesar de arbitrária, contribuiu para o fim da escravidão no Brasil.
Fonte: aqui

Nenhum comentário: